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Aulas em Belo Horizonte

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Exercícios físicos são muitas vezes praticados com finalidade estética, buscando a redução do peso corporal. Mas constituem um poderoso instrumento de prevenção de doenças, propiciando o aumento da capacidade respiratória, circulatória e da densidade óssea (combate à osteoporose), além de atenuar os índices de estresse e ansiedade, contribuir com a criatividade e a memória, bem como promover a elevação da autoconfiança e da autoestima.

Quando realizados dentro do contexto da prática esportiva, favorecem também a interação e a sociabilidade. Em outras palavras, potencializam várias competências essenciais para o bom exercício da liderança, como disciplina, excelência, comprometimento, responsabilidade, ousadia e determinação.

Nossos ancestrais precisavam caminhar para obter alimento por meio da caça, pesca ou coleta. O desenvolvimento da sociedade criou a figura do sedentário, ou seja, daquele que produz seu sustento trabalhando sentado. Hoje, praticamos o sedentarismo com naturalidade, enxergando o movimento como supérfluo. Deslocamo-nos sobre rodas, caminhamos por esteiras e escadas rolantes, usamos controles remotos. Substituímos jogos ao ar livre por videogames e, passeios, pela televisão.

Estudo divulgado este ano pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com base nos dados colhidos em 2008 na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), demonstrou que apenas 28% dos brasileiros com 14 anos ou mais de idade praticam exercícios físicos. Outros 29% declararam ter ao menos pequena dificuldade para realizar tarefas simples como alimentar-se, tomar banho ou ir ao banheiro sem ajuda; subir ladeira ou escada; abaixar-se, ajoelhar-se ou curvar-se.

Para a prática esportiva há dois pré-requisitos básicos: prazer e regularidade. E um decorre do outro.

O primeiro passo é descobrir uma atividade alinhada ao seu perfil, de modo que a pratique de forma despretensiosa. Você até poderá competir em torneios, participando de ligas segmentadas por sexo e idade, conquistando troféus e medalhas e cultivando novas amizades. Porém, atente para não fazer da busca pela excelência um fim em si mesmo, ou o prazer poderá dar lugar à angústia e à frustração. Essa é uma atribuição para esportistas profissionais.

O condicionamento do corpo pode ser realizado em academias, em casa ou em áreas públicas. Você pode optar por atividades aeróbias (corrida, bicicleta, esteira), aquáticas (natação, hidromassagem), de resistência muscular (musculação) ou para flexibilidade (alongamento, ioga).

Nada de praticar exercícios em locais com poluição intensa, como ruas e avenidas movimentadas. Prefira horários com menor tráfego, áreas arborizadas quando disponíveis ou deixe para se exercitar em uma academia ou em casa. Fuja também do calor excessivo, para não sofrer desidratação: beba água e utilize roupas leves que facilitem a transpiração, bem como calçados adequados.

Por fim, a regularidade traz mais benefícios à saúde do que a intensidade da atividade física. Você terá que encontrar algo capaz de mexer com seus pulmões e seu coração, praticando com frequência. O ideal seriam 30 minutos diários de atividade. Contudo, você pode optar pela prática duas ou três vezes por semana. Lembre-se de que você deve buscar uma orientação individual com um médico.

Seja paciente com seu corpo, ouça sua respiração e monitore sua frequência cardíaca. Além disso, faça uma avaliação cardiovascular, respiratória e ortopédica antes de iniciar qualquer atividade física, incluindo um teste ergométrico conduzido por um cardiologista habilitado.

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