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Massagem MioFascial em Belo Horizonte

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Mais Sobre Massagem MioFascial em Belo Horizonte

A Liberação Miofascial é uma técnica especializada de alongamento usada para liberar tensão e realinhar o corpo. A palavra miofascia é derivada da palavra latina “myo”, significando músculo, e “fascia”, para tecido. A fascia é um tecido conjuntivo denso que se espalha através do corpo em três ramos principais, da cabeça aos dedos e cerca cada músculo, osso, nervo e órgãos do corpo.

Por mais que os músculos possam agir de forma individual, acabam influenciando outras partes através das conexões de suas fascias integradas. As menores tensões, compensações e movimentos são distribuídos e repercutem ao longo dessas linhas ou meridianos miofasciais. A restrição em um ponto pode comprometer todo o sistema.

É comum adquirirmos hábitos posturais prejudiciais em decorrência da atividade profissional, prática esportiva não supervisionada, estresse, traumas físico e emocional… Estes hábitos desorganizam a estrutura do corpo e criam áreas de tensão, rigidez e encurtamentos musculares, prejudicando a fluidez e a amplitude dos movimentos. A liberação miofascial trabalha com objetivo de liberar essas restrições.

Trata-se de uma técnica manual que atua reconhecendo e liberando restrições nos tecidos através de digitopressão e alongamentos permitindo assim uma modulação do tônus muscular o que facilita a reeducação dos movimentos e diminui a dor quando presente.

Está indicado no tratamento conjunto de dores miofasciais, limitações de amplitude de movimento, patologias que acometem o sistema locomotor e articulações, além de lombalgias, cervicalgias, etc.

Essa técnica pode ser realizada pelo terapeuta no paciente  atuando na melhora da Consciência Corporal, reeducação do movimento, aumentando o desempenho motor em diversas áreas, inclusive atividades esportivas.

Recentemente, fisioterapeutas e preparadores físicos têm incorporado estes exercícios para relaxamento dos tecidos moles na rotina de seus pacientes e atletas utilizando os seguintes acessórios para exercícios: foam  rollers (rolos de espuma), o stick (bastão), softball e bolas de tênis.

Se você é um atleta profissional se reabilitando ou retornando de uma lesão ou se você é praticante de uma    atividade física regular, é de suma importância que se realize a auto-liberação miofascial no tempo de, pelo  menos,  30 segundos focando nos pontos de maior tensão.

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