CATEGORIA

Nutricionista em Belo Horizonte

Conheça algumas empresas que prestam serviços de Nutricionista em Belo Horizonte e região.
Veja Telefones, Endereços, Preços, Tamanhos, Valor...

Atenção

Cadastre sua empresa para ser mais visivel, atraia mais clientes.

Cadastrar Grátis

Mais Sobre Nutricionista em Belo Horizonte

Área da nutrição responsável pelo tratamento de diversas enfermidades que afetam as pessoas, a nutrição clínica é aplicada aos pacientes por meio de um plano focado na alimentação adequada. Essa área também atua no combate e na prevenção do surgimento de doenças e, de forma terapêutica, no controle das doenças crônicas. O atendimento em nutrição clínica, seja em nível ambulatorial, seja no hospitalar, é feito pelo profissional NUTRICIONISTA.

O que é nutrição clínica e como ela funciona

Manter uma boa saúde e ter um corpo resistente a doenças se dá por meio de uma alimentação adequada e com todos os nutrientes necessários. Dentro do ambiente hospitalar, a nutrição clínica atua no gerenciamento e balanço energético de todos os pacientes. É ela que garante que todos recebam as quantidades necessárias de proteínas, vitaminas, minerais, lipídios e glicose. Essa ingestão acontece por meio da alimentação hospitalar — esta, quando é de alta qualidade, atende às necessidades nutricionais da maioria dos pacientes do hospital.

Tendo em vista que nem todos os pacientes ingerem toda as refeições que lhes são servidas, uma maior deterioração do estado nutricional deles pode ocorrer por conta de uma ingestão dietética insuficiente. Por esse motivo, o papel do nutricionista atuando dentro da nutrição clínica é fundamental para a rotina hospitalar e a manutenção da saúde de seus pacientes.

As áreas da nutrição clínica

O profissional nutricionista que atua em nutrição clínica pode realizar seu trabalho em consultórios particulares ou públicos, clínicas, creches, asilos ou SPAs, e também em enfermarias, lactários ou bancos de leite humano.

A atuação em nutrição permite que o profissional se especialize em um ou mais segmentos da profissão: nutrição no pré ou pós-operatório, nutrição em lactário, nutrição em SPAs, nutrição em banco de leite humano, nutrição em geriatria, nutrição enteral e parental e nutrição materno-infantil.

As etapas do atendimento em nutrição clínica

Quando o nutricionista clínico entra em ação, ele precisa cumprir determinadas etapas para conseguir identificar o problema e buscar o tratamento necessário para cada paciente.

Veja quais são as etapas de um atendimento nutricional clínico:

  • Primeiro, avalia-se a condição nutricional do paciente;
  • Todas as necessidades e exigências nutricionais do paciente são levantadas por meio de uma avaliação completa feita pelo profissional;
  • Desenvolve-se uma estratégia nutricional;
  • A energia e os nutrientes necessários para o equilíbrio nutricional do paciente são calculados;
  • Decide-se como essa energia e nutrientes serão administrados — suplementos ou alimentação, por exemplo;
  • A terapia nutricional é aplicada. Cabe ao nutricionista clínico monitorar rigorosamente o paciente;
  • Durante o tratamento, o paciente pode ser submetido a adaptações para criar ou manter nova condição clínica.

Os benefícios que a nutrição clínica proporciona

Diante dos problemas de saúde que a população sofre por conta da má alimentação, a nutrição clínica surge como uma via que contribui para a melhora dos resultados tanto em pacientes clínicos quanto hospitalares. A alimentação balanceada e com todos os nutrientes necessários proporciona uma série de benefícios. Vejamos como a nutrição clínica impacta na saúde das pessoas:

  • As feridas são cicatrizadas em menor tempo;
  • Complicações relacionadas a cirurgias, por exemplo, podem ser reduzidas;
  • As taxas de infecções passam a ser menores;
  • O tempo de ventilação mecânica é reduzido;
  • Reduz o tempo de internação hospitalar;
  • Eleva a taxa de sobrevivência.

 

Atendimento via WhatsApp

Seja Bem-vindo(a), nosso site horario de funcionamento é das 09h ás 18h, mande seu recado!