CATEGORIA

Nutricionista Esportiva em Belo Horizonte

Conheça algumas empresas que prestam serviços de Nutricionista Esportiva em Belo Horizonte e região.
Veja Telefones, Endereços, Preços, Tamanhos, Valor...

Atenção

Cadastre sua empresa para ser mais visivel, atraia mais clientes.

Cadastrar Grátis

Mais Sobre Nutricionista Esportiva em Belo Horizonte

O nutricionista esportivo deve ter uma boa noção da fisiologia do exercício, uma base em treinamento e se aprofundar em bioquímica, já que o curso de nutrição traz uma visão geral de tudo. Para quem já treina, o auxílio desse profissional traz um ajuste fino, não tão gritante, mas que faz diferença na performance.

Atividade física.

Ou seja: qualquer movimento que requer energia.

Caminhar, dançar, limpar a casa, e treinar, são exemplos. O nutricionista esportivo, nesse caso, supervisiona a alimentação e avalia se a atividade te ajuda a diminuir seu peso e indicie de gordura corporal.

Exercício.

Atividades físicas com objetivos específicos: diminuir gordura, melhorar rendimento ou aumentar a massa muscular.

Sempre inclui uma fase de aquecimento, a fase do treino e a fase do relaxamento. O nutricionista esportivo, nesse caso, supervisionará sua alimentação e avalia se o exercício atinge seus objetivos: diminuição de peso, de porcentagem de gordura e cuida da massa muscular para manter ou aumentar.

Há ocasiões que o uso de suplementos é recomendado, as quase sempre com o ajuste de carboidratos e proteínas já conseguimos manter um bom rendimento físico.

Definido como aquela atividade regulada por uma associação esportiva ou mesmo uma federação. O esporte envolve competições nacionais e internacionais.

Nesse caso: há que cumprir metas, bater marcar marcas, e ganhar competições para obter reconhecimento por parte de associações e federações.

Por isso, o nutricionista esportivo trabalha em equipe com um diretor esportivo, treinador, médico, psicólogo e fisioterapeuta. Nutricionista e médicos cuidam juntos da suplementação e evitam que os esportistas consumam substancias proibidas.

O nutricionista esportivo supervisiona que a massa muscular aumente, se mantenha ou não se perda, ele evita anemia e desajustes no metabolismo que provoquem dentre outras coisas: fadigas, tonteiras.

O principal objetivo é manter ou melhorar o rendimento de cada atleta.

 que faz um nutricionista esportivo.

O nutricionista esportivo avalia a composição corporal.

Como consequência do treinamento esportivo nosso corpo apresenta algumas modificações e adaptações dos diferentes componentes de nosso organismo, como músculos, gorduras, ossos, pele, vísceras, etc.

Muitas delas não podem ser identificadas com os indicadores comuns como os índices de massa corpórea (IMC), porque este não difere a composição do peso.

Ou seja: o valor de IMC alto pode informar que uma pessoa tenha sobrepeso, mas não indica o porquê desse excesso.

Já nos praticantes de esportes o aumento de peso pode ser acarretado por um incremento de massa muscular.

Por isso que um nutricionista esportivo deve contar com as habilidades necessárias para fazer uma avaliação da composição corporal.

Isso permite conhecer, de início, a gordura corporal, a massa muscular e também todos os outros indicadores que devemos conhecer para manter a saúde em dia durante as atividades e treinos que realizamos.

Organiza e define uma dieta para o treinamento e também para competições.

Muitas vezes é comum pensarmos que a alimentação é importante somente no caso de atletas que competem, mas a alimentação também é fundamental que ao longo de um processo de treinamento.

A dieta é fundamental porque compõe a base em que aplicamos as cargas de treinamento e é um elemento chave também na recuperação do atleta.

O nutricionista esportivo deve conhecer o tipo de treinamento que o esportista está realizando para só assim organizar a dieta, respeitando as condições e rotina de casa atleta.

Não basta somente cobrir os gastos de energia e nutrientes de cada pessoa, também há que proporcionar os nutrientes necessários, tanto na quantidade como também no tempo apropriado.

Definir quanto e como se alimentar antes e depois das atividades.

Cria e aplica planejamentos de hidratação.

A hidratação tem um efeito positivo, direto e fundamental no rendimento durante os treinos e competições.

O nutricionista esportivo se encarrega de organizar a hidratação levando em conta as taxas e ritmo de cada um (visto que nem todas as pessoas produzem as mesmas quantidades de suor).

Por termos metabolismos diferenciados uns dos outros:  as características de regulamento esportivo, as condições e características do atleta e o tipo de bebidas que estão disponíveis no mercado são dados que o nutricionista avalia na hora de definir a melhor hidratação para cada tipo de atleta.

Inclui auxílios ergogénicos e nutricionais na dieta.

Mesmo com a abundante variedade de produtos de suplementação esportiva no mercado, apenas alguns suplementos poder ter um efeito positivo no treinamento e existem restrições para inclui-los na dieta de cada atleta.

Ou seja: ha dietas que não tem a necessidade de inclusão de suplementos de maneira forcada, ainda que em alguns casos a suplementação possa ser muito util.

Compartilha informações com uma equipe multidisciplinar.

A alimentação e fundamental para que cada atleta tenha as substancias energéticas necessárias para realizar seus treinamentos, assim como para que os processos de recuperação sejam efetivados de maneira precisa.

É por isso que é de fundamental importância que os nutricionistas esportivos trabalhem em conjunto com os treinadores e outros membros da equipe.

A finalidade é identificar as mudanças que acontecem na quantidade e intensidade dos treinos, por isso é importante e fundamental que todos esses profissionais trabalhem articulados para melhor desempenho do atleta.

 

Atendimento via WhatsApp

Seja Bem-vindo(a), nosso site horario de funcionamento é das 09h ás 18h, mande seu recado!